top of page

Leitura de Imagem

A dimensão leitura da imagem refere-se aos momentos em que as crianças vão ter contato com as reproduções das obras dos artistas.  É a capacidade de dialogar. Envolve ações que propiciam às crianças uma experiência de encontro significativo.

Assim, posso afirmar, que esse eixo da Abordagem é o mais instigante, pois é o momento em que vou descobrir qual relação as crianças estão estabelecendo com as obras, o que as imagens estão ensinando, quais os elementos que as crianças estão enxergando nelas – ou seja, quando a criança diante da reprodução da obra de arte, configura para si mesmo um encontro. E esse encontro tem a capacidade de produzir leituras e relações importantes para uma experiência estética, “[...] quanto mais as crianças tiverem possibilidade de contato e reflexão a partir de diversificadas imagens, mais preparadas elas estarão para olhar criticamente para o Mundo” Barbosa; Cunha (2010, p.286). E, portanto, as vozes das crianças vão ecoando de várias formas, de diferentes maneiras, pois a interpretação é individual, subjetiva, genuína - as descobertas instigantes poderão ocorrer.

As ações envolvidas nessa dimensão parte de um momento em que, com as crianças sentadas em roda, apresento as reproduções das obras a elas. Essas ações também são organizadas em torno de perguntas. “Não podemos esquecer, claro, que a criança não recebe essas imagens passivamente, embora o adulto se esforce” Martins; Tourinho (2010, p.92). Em cada obra apresentada lanço várias perguntas.

bottom of page